O BRINCAR PARA AS CRIANÇAS PEQUENAS
Pensar na infância nos traz saudade de um tempo que não volta mais. De um tempo onde brincadeiras, jogos e fantasias estavam presentes em diversos momentos. O que você fazia na sua Infância? Quando éramos crianças, a verdade estava na nossa imaginação – onde éramos as princesas no castelo ou os cavaleiros em brilhantes armaduras matando o dragão. Em nossas mentes podíamos fazer qualquer coisa! Sonhar, fazer de conta, agir por impulso e correr risco eram situações permitidas no Mundo da Infância. Momentos mágicos, memoráveis, coloridos e únicos são criados nesta fase.
Brincar é uma das formas mais espontâneas e libertatórias do comportamento humano. É por meio dele que aprendemos a viver em sociedade e a nos reconhecer como sujeito. Durante a infância o brincar acontece diariamente em seu cotidiano, e sendo assim o aprendizado e o desenvolvimento da criança é dinâmico e sem fim.
Entender e refletir sobre o mundo da criança é submeter os pensamentos para os estudos sobre o jogo e a infância. Essa íntima relação apresenta valores significativos para uma formação e desenvolvimento integral – motor, afetivo-social e psíquica. Pensar e agir focando na totalidade do sujeito é garantir não somente algo intencionado para uma formação do corpo, mas em algo que seja relevante para sua respectiva formação crítica, criativa e lúdica.
A vivência e a experiência com as brincadeiras servem de elo entre a relação do indivíduo com a interior e realidade externa. O brincar é caracterizado como um ato de diversão, conferindo enorme dimensão simbólica e a existência de regras simples, sendo fundamental, em potencial, para o desenvolvimento integral das crianças a partir do seu nascimento.
E aí bora brincar? •
Texto de: Tiago Aquino da Costa e Silva (Paçoca) Autor do livro “Lazer e Recreação: conceitos e práticas culturais” (WAK Editora). Graduado em Educação Física e especialista em Educação Física Escolar. Membro pesquisador do LEL – Laboratório de Estudos do Lazer (LEL/DEF/IB/UNESP Rio Claro – SP). |