25 maio

Você conhece a origem do bolo de aniversário???

Provavelmente o bolo de aniversário teve sua origem na Grécia antiga, em homenagem a Artêmis, deusa da caça, reverenciada no sexto dia de cada mês. Segundo a mitologia, essa deusa era representada pela Lua, a forma pela qual protegia a Terra. Seus adoradores passaram a oferecer em seu templo um preparado de mel e pão em formato redondo. Tratava-se de um tipo de oferenda que visava agradecer a deusa para que ela continuasse a prover dádivas e boa sorte no futuro.

Há especialistas que defendem outra teoria. Segundo ela, a tradição surgiu na Alemanha medieval, onde se costumava preparar uma massa de pão doce no formato do menino Jesus no Natal. Depois essa guloseima seria adaptada para a comemoração do aniversário de crianças.

Já o uso de velas também teria sido herdado do culto aos deuses antigos. Os gregos costumavam, colocar uma ou mais velas sobre o bolo oferecido simbolizando a luz da lua; as velas tinham a missão de levar, por meio da fumaça, os desejos e as preces dos fiéis até o céu, para que eles fossem atendidos.

Mas, e as festas de aniversário? Até hoje, não se sabe a data exata de quando os nascimentos começaram a ser celebrados. Ainda nos dias atuais, a comemoração é um costume ocidental nem sempre seguido por outros povos. No Vietnã, por exemplo, os aniversários não são comemorados individualmente no dia do nascimento – e sim coletivamente, no ano-novo vietnamita, que segue o calendário lunar e acontece, em geral, entre 21 de janeiro e 9 de fevereiro.

Embora não saibam exatamente quando a tradição surgiu no Ocidente, os historiadores sabem que a festa já era conhecida na Antiguidade.

Os romanos não apenas comemoravam o dia do nascimento como tinham um nome para a festa: dies sollemnisnatalis.

E você, o que achou? Bora preparar um delicioso bolo para comemorar o aniversário do seu filho ou de pessoas queridas?! O que realmente importa é a alegria da família reunida, dos amigos e toda a energia boa que recebemos em nosso aniversário.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *